Páginas

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Dia do Futebol

Salve Fiel,

Hoje, 19 de julho é o dia do maior esporte do mundo.
Não teve muita divulgação, não teve nem um pouco do destaque que o futebol merece, mas é hoje o dia.

O Futebol chegou ao Brasil por causa de um inglês, o famoso Charles Miller, mas não tem quem diga que o futebol não é brasileiro. Somos o país do futebol com méritos. Nossa seleção foi por cinco vezes campeã do mundial e o Brasil é o maior berçário de craques do planeta. São exportados diariamente dezenas de atletas para todos os cantos do mundo. Se o futebol não surgiu no Brasil, foi aqui que ele se reinventou.

Atualmente, na imensa população brasileira, pelo menos 95% da população tem um time de coração.

Aqui no Brasil, diferente da Europa, quando o Campeonato Nacional começa temos no mínimo 10 clubes apontados como favoritos.

Talvez esse amor todo não seja diretamente ao futebol. Eu como Corinthiano gosto muito mais do Corinthians do que do esporte, assim como acredito que seja com alguns torcedores. Mas o que seriam dos clubes sem o futebol?

Seja como for, com qual time for. O Futebol ainda consegue bater recordes de audiência na televisão, e é o esporte mais brasileiro.

Mas o futebol merece um pouco mais de respeito.

O esporte que meu pai e meu avô me contam parecia ser bem melhor que esse. Diziam eles que era gostoso quando se debatiam os placares, quando a dúvida de um penalti permanecia por semanas, quando podiam levar crianças aos estádios com segurança e quando pelo rádio, era noticiado mais futebol e menas manhas.

Dizem eles, que perdeu-se muito a graça do futebol de hoje-em-dia. No radio, pouco se ouve de grandes jogadas, grandes ídolos e conquistas de clubes. Não menosprezando o atual futebol, mas se ligarmos hoje o radio, a TV, ou entrarmos em um globoesporte, ou jornal lance pouco veremos daquele velho esporte, terá muitos cartões mal aplicados, diretores criticando arbitragem, departamentos jurídicos em ação, departamento de marketing, arrecadação de dinheiro, compras milionárias de atletas ou destaque para garotos de 17 anos com salários astronômicos.

O futebol ficou mais feio, são poucos os ídolos em atividade, a camisa e a tradição dos clubes estão perdendo o valor, valorizam mais uma falta, um penalti do que um lance bonito ou talvez o gol.

Não, não estou dizendo que esse futebol é chato e que não leio essas notícias. Mas queria muito ter visto aquele futebol.

Mas ainda sou louco pelo esporte das massas.

Em um dia tão importante, quem sou eu para prestar uma singela homenagem a paixão de bilhões de pessoas? Mas eu tentei.

@lucasgustavo10
Saudações Futebolisticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário