Páginas

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

A velha discussão sobre as Organizadas

Salve Fiel,

É um assunto tão repetitivo que já fica até chato. Já existem vários posts aqui no blog sobre elas, mas voltamos a ter problemas, de novo quero deixar bem claro que sim, sou favorável a presença das organizadas no estádio.

Vamos por parte:

Fui ao estádio pela primeira vez no começo desse ano, em um jogo contra o Mogi Mirim contei aqui e me admirei com a festa das organizadas. Queria ficar no meio do povo, gritando, cantando, era um prazer imenso quando desciam o bandeirão e ficávamos todos fazendo a festa e apoiando nosso Corinthians. Grande parte do espetáculo de ir para um estádio de futebol quem proporciona são as torcidas organizadas. São elas que puxam o coro quando o time não tá bem e que ditam a música para contagiar o estádio e o elenco. Pensar hoje em assistir um jogo de futebol de qualquer equipe brasileira sem a presença das TOs fica bem menos chamativo, pelo menos pra mim.

Outro ponto, a Violência:

Infelizmente o nosso país não pune. Não temos um código penal que funcione diante de brigas em estádios e a forma de punição é branda e caí sobre o clube e a torcida, enquanto os marginais não pagam pelos seus atos. Precisamos de um código penal que coloque na cadeia os bandidos que vão para os estádios para brigar, só assim mudaremos com essa realidade.

A Violência no Mané Garrincha:

Podem me xingar do que for, mas os maiores culpados dessa história são os organizadores do evento. Por que? Simples, essa era uma tragédia anunciada e bem anunciada, diga-se de passagem. O Ricardo Taves postou no blog (no Globoesporte.com) veja aqui, era um dos assuntos mais comentados no site Meu Timão e no Twitter. E não precisa ser nenhum expert para saber que teríamos confusões em Brasília. E o que a polícia, organização, governo ou CBF fizeram? NADA!

Sempre houve uma rivalidade muito grande entre as torcidas de Corinthians x Vasco, principalmente por causa dos cariocas terem os palmeirenses como aliados. E se já tinha tido problemas nos jogos entre Flamengo x Santos e Flamengo x São Paulo porque não mudaram os esquemas de segurança e separaram as torcidas, ou pelo menos orientassem a compra de ingressos para setores diferentes, tanto para os organizados como para os torcedores comuns que alí estavam.

Realmente dá pra pensar que tudo foi premeditado. Mas por que? Estamos vivendo uma realidade onde o futebol do povo virou da elite, onde para ir para um estádio temos que desembolsar a bagatela de R$ 180,00 e que a presença dos maloqueiros e favelados nesses lugares só abaixaria o nível do evento.

Punições contra clube e organizadas:

É um absurdo! Acabei de ler a nota oficial divulgada pela Gaviões da Fiel sobre o ocorrido no Mané Garrincha e eles fizeram uma comparação perfeita. Quer dizer que por causa de alguns integrantes você vai punir toda a Instituição? Dessa forma porque não punem o Congresso já que muitos alí são bandidos constatados? Punir as Torcidas Organizadas não solucionaria o problema, até porque essas mesmas pessoas que vão pra brigar continuarão frequentando os estádios só que sem as camisas das torcidas. Pior ainda seria punir o Corinthians. Qual a responsabilidade que o clube teve? Nem mandante do jogo o time foi, não era o responsável pela segurança e não instigou e nem participou da briga. Quer dizer: vai ter um show de um cantor famoso em uma grande casa noturna. No meio do Show tem uma briga e o responsável será o artista? Não faz sentido!

O que fazer?

Ah Lucas, falar é fácil, quero ver dar soluções para resolvermos esse problema! Pois bem, nosso país não tem a cultura europeia de assistir jogos sentadinhos e batendo palmas após as jogadas (Ainda bem). Então não adianta os organizadores quererem impor isso a força nos brasileiros porque não vai pegar. Sendo assim, o certo é manter as divisórias entre torcidas, principalmente entre organizadas e criar leis que realmente funcionem, onde os culpados possam ser identificados pelas câmeras de segurança e devidamente presos por um bom tempo, além de proibidos de voltar a entrar em estádios. Com essas medidas em um curto período de tempo tiraríamos os marginais dos estádios e assim, quem sabe, essas divisórias poderiam ser tiradas.

Não podemos generalizar todos os torcedores de organizadas. Esse é meu ponto de vista.

Abraço.
@lucasgustavo10
Saudações Corinthianas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário